O vice-prefeito de São Paulo, Coronel Mello Araújo (PL), manifestou apoio à investigação do Ministério Público estadual sobre supostas fraudes em licitações da prefeitura e pediu que os responsáveis por omissão na fiscalização também sejam responsabilizados. Em postagem nas redes sociais, ele parabenizou o órgão e afirmou esperar que os envolvidos sejam punidos.
A declaração ocorre após o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrar uma operação na terça-feira (7/7) para apurar irregularidades em contratos públicos. Dois ex-servidores municipais são alvos de mandados de busca e apreensão, e a suspeita é de interferência no processo licitatório.
Mello Araújo destacou a necessidade de apurar não apenas os executores das fraudes, mas também aqueles que, por dever de ofício, deveriam ter evitado os desvios. “Que eles apurem não só os responsáveis, mas também os omissos”, escreveu o vice-prefeito.
Mais cedo, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) já havia comentado o caso. Ele afirmou que a própria administração municipal levou as denúncias ao Ministério Público, após uma ex-companheira de um dos investigados relatar as supostas irregularidades. Segundo Nunes, as exonerações de servidores começaram no dia seguinte à denúncia.
O prefeito também revelou que a licitação para instalação de ar-condicionado, que originalmente era de R$ 1 bilhão, foi suspensa e substituída por um novo edital de R$ 512 milhões. Ele classificou os investigados como “ratos infiltrados” e disse que a prefeitura atuará em conjunto com a Polícia Civil e o Ministério Público para punir os responsáveis.
Em nota oficial, a Prefeitura de São Paulo informou que exonerou preventivamente seis servidores assim que tomou conhecimento das irregularidades. A administração reforçou seu compromisso com a ética e a transparência, afirmando que não compactua com desvios de conduta.
A operação do Gaeco segue em andamento, e as investigações devem apurar tanto os envolvidos diretos nas fraudes quanto eventuais negligências de fiscais e gestores públicos.
Fonte de referência: metropoles.com — https://metropoles.com/sao-paulo/fraude-licitacoes-vice-quer-investigar-omissos


