O Governo de São Paulo anunciou, na quinta-feira (25), um pacote de investimentos de R$ 5,8 milhões voltado ao reforço da segurança pública na região metropolitana. As medidas foram divulgadas durante a etapa metropolitana da Caravana 3D, iniciativa estadual que percorre diversas regiões com foco em desenvolvimento, dignidade e diálogo.
Entre as ações, a Polícia Civil receberá nove novas viaturas, adquiridas com recursos do Tesouro do Estado, totalizando R$ 1,5 milhão. Os veículos serão distribuídos entre os municípios de Franco da Rocha (2), Barueri (2), Osasco (2), Itapecerica da Serra (1), Juquitiba (1) e São Lourenço da Serra (1).
Já a Polícia Militar contará com 42 fuzis CZ 806 BREN 2, calibre 5,56×45 mm, adquiridos por R$ 497 mil. O armamento é conhecido pela leveza, ergonomia e modularidade, sendo projetado para uso militar e policial.
Na área de infraestrutura, foi inaugurada a 3ª Companhia do 33º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, em Cotia. A obra custou R$ 3,7 milhões, também financiados pelo Tesouro estadual. A nova unidade conta com uma Sala de Operações integrada ao programa Muralha Paulista, sistema tecnológico que utiliza câmeras interligadas, leitores de placas, reconhecimento facial e monitoramento em tempo real para auxiliar na captura de foragidos, localização de desaparecidos e recuperação de veículos roubados.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado, a região metropolitana já recebeu mais de 360 viaturas, com investimento total de R$ 87,2 milhões. Além disso, foram concluídas oito obras de infraestrutura, somando R$ 8,7 milhões.
O secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves, destacou a importância da presença do Estado nos municípios para garantir resultados na segurança pública. Ele afirmou que os investimentos contínuos com recursos estaduais visam dar condições adequadas às forças de segurança para atuar onde a população mais precisa.
A Caravana 3D já percorreu diversas regiões do estado, incluindo Baixada Santista, Central, Barretos, Franca, Vale do Ribeira, Bauru, ABC, Alto Tietê, Ribeirão Preto, Campinas, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Araçatuba, Marília, Sorocaba, Presidente Prudente e Itapeva. A iniciativa segue levando anúncios nas áreas de saúde, educação, habitação, infraestrutura e segurança.
Fonte de referência: Agência SP — https://www.agenciasp.sp.gov.br/governo-de-sao-paulo-entrega-viaturas-fuzis-e-inaugura-companhia-da-pm-na-regiao-metropolitana/


