O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), deve iniciar o segundo mandato, em janeiro de 2027, com pelo menos seis secretários mantidos nas atuais funções. A informação é de interlocutores do governo ouvidos pela reportagem.
Atualmente, a estrutura estadual conta com 24 secretarias e uma pasta extraordinária. Entre os nomes que devem permanecer estão Natália Resende, no Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística; Roberto Carneiro, em Governo e Relações Institucionais; Renato Feder, na Educação; Nerylson Lima, na Casa Civil; Geraldo Melo Filho, na Agricultura; e Marília Marton, na Cultura.
Natália Resende é apontada como uma das principais auxiliares de Tarcísio. Ela coordenou o plano de governo durante a campanha à reeleição e participou da condução do processo de desestatização da Sabesp, uma das principais vitrines da gestão.
Já Roberto Carneiro, presidente estadual do partido do governador, afastou-se do cargo em julho para atuar na campanha eleitoral e tinha retorno previsto após o período de votação. Ele deve continuar à frente da Secretaria de Governo e Relações Institucionais.
A primeira mudança confirmada é a saída do secretário da Saúde, Eleuses Paiva (PSD), que já comunicou a decisão ao governador. Nos bastidores, nomes ligados à pasta municipal da capital paulista são cotados para assumir o posto.
Tarcísio deve anunciar nos próximos dias a composição do secretariado para o segundo mandato. A expectativa é de que parte da equipe seja preservada, mas ajustes pontuais ocorram em áreas consideradas estratégicas.
A manutenção de grande parte dos titulares sinaliza continuidade das políticas públicas em andamento, especialmente em projetos de infraestrutura, educação e cultura. Por outro lado, a troca na Saúde indica que o governo pretende reavaliar prioridades para o setor a partir de 2027.
Procurado, o governo de São Paulo não confirmou oficialmente a lista de secretários que permanecerão. A reportagem não localizou os demais citados para comentar o assunto até a publicação desta matéria.
Fonte de referência: metropoles.com — https://metropoles.com/sao-paulo/governo-tarcisio-deve-ter-ao-menos-seis-secretarios-mantidos-em-2027

