A Polícia Militar de São Paulo informou que uma mistura de componentes químicos encontrada dentro de um veículo da comitiva do candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) provocou um alarme falso de bomba na noite deste domingo (18), nas dependências da TV Bandeirantes, no Morumbi, zona sul da capital paulista.
O carro estava no local onde ocorreu o debate entre Flávio Bolsonaro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Após o término do programa, uma denúncia atribuída à Polícia do Senado levou o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da PM a realizar uma varredura no veículo.
Em entrevista coletiva, o capitão Vitor Capello Haddad, comandante do Gate, explicou que os cães farejadores sinalizaram a presença de substâncias que podem ser usadas na confecção de explosivos, mas que se tratava de uma falsa impressão. «São só misturas que volatilizaram e enganaram os cães farejadores. Não era [uma bomba]», afirmou o oficial.
Ainda não foi identificado qual componente químico específico teria causado a confusão. O Gate não detalhou a origem da mistura nem se ela teria sido colocada intencionalmente no veículo.
O diretor-geral de conteúdo do Grupo Bandeirantes, Rodolfo Schneider, confirmou durante a transmissão que o esquadrão antibomba analisava um pacote potencialmente perigoso. «O time do esquadrão antibomba está analisando esse pacote, e daqui a pouco a gente atualiza», declarou Schneider.
A suspeita inicial havia sido confirmada ao portal Metrópoles por fontes da Secretaria de Segurança Pública (SSP), mas a corporação depois esclareceu que não se tratava de um artefato explosivo. A reportagem apurou que a denúncia partiu de informações repassadas à Polícia do Senado.
Além do Gate, equipes da Polícia Militar isolaram a área próxima ao veículo enquanto a varredura era realizada. A ocorrência não deixou feridos e não houve interrupção do debate, que seguiu conforme programado.
A TV Bandeirantes não informou se o veículo pertence diretamente ao candidato ou à frota contratada para o evento. O Metrópoles procurou a assessoria de Flávio Bolsonaro e a SSP para obter mais detalhes sobre a composição química e possíveis desdobramentos da apuração, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
O caso ocorre no contexto da campanha eleitoral e de medidas de segurança reforçadas em eventos com a presença de candidatos. A Polícia Militar não divulgou se o veículo passará por nova perícia ou se a ocorrência será registrada em boletim de ocorrência.
Fonte de referência: metropoles.com — https://metropoles.com/sao-paulo/material-em-carro-de-flavio-na-band-enganaram-olfato-de-caes-farejadores

