Uma mulher em trabalho de parto deu à luz uma menina na estação Perus, da Linha 7-Rubi, na zona noroeste de São Paulo, na tarde de terça-feira (23). O parto ocorreu dentro da unidade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), com ajuda de uma passageira que cursava técnico em enfermagem e de equipes da concessionária TIC Trens.
Adriele Santos, estudante de enfermagem, voltava do trabalho quando viu a gestante acompanhada da mãe e decidiu prestar socorro. "Deus me colocou no lugar certo e na hora certa e me capacitou para que eu pudesse ajudá-las", relatou ao Metrópoles. Segundo ela, a grávida havia ido à estação depois de não conseguir atendimento em um hospital de Taipas.
No local, a bolsa amniótica rompeu. A mulher foi levada a uma sala de atendimento da estação, onde recebeu assistência enquanto o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) era chamado. No entanto, a bebê nasceu antes da chegada da equipe médica.
Após o parto, mãe e filha receberam os primeiros cuidados ainda na estação. O Samu chegou em seguida e encaminhou ambas para uma unidade hospitalar. "Elas estão bem, ainda estão no hospital. A mãe dela entrou em contato comigo para agradecer e mandou algumas fotos da neném", afirmou Adriele.
"Foi uma adrenalina, e depois a emoção tomou conta de todos que participaram da ocasião", completou a estudante. A ocorrência mobilizou funcionários da TIC Trens e passageiros que estavam no local.
A CPTM não informou o estado de saúde da mãe e da criança, mas, segundo relatos, ambas passam bem. O caso reforça a importância do treinamento de primeiros socorros em locais públicos e do acesso rápido a serviços de emergência.
Fonte de referência: www.metropoles.com — https://www.metropoles.com/sao-paulo/mulher-da-a-luz-em-estacao-em-sp


