A Prefeitura de Suzano participou do Festival Cidade do Futuro, realizado em São Paulo, evento que reuniu autoridades, especialistas e representantes do setor público para debater ações voltadas à sustentabilidade urbana. A cidade foi representada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, que apresentou os avanços alcançados por Suzano no programa estadual Município VerdeAzul.
Suzano destacou-se pela alta pontuação obtida nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), alcançando a 6ª colocação entre as cidades certificadas no ciclo 2024/2025, com 92,5 pontos. A cidade também obteve o primeiro lugar na categoria de destinação correta de resíduos e combate ao desmatamento, conforme avaliação do Centro da Liderança Pública.
Durante o evento, foram apresentados projetos locais, como o Árvore FamiliAr, que promove a arborização urbana com mais de 11 mil árvores plantadas desde 2017, incluindo 2 mil no último ano. A iniciativa tem como objetivo engajar a população na preservação ambiental, fortalecendo a participação comunitária e a conscientização sobre a importância das áreas verdes para a cidade.
O secretário André Chiang ressaltou a relevância da arborização para aumentar a resiliência da cidade frente às mudanças climáticas e destacou que as ações ambientais de Suzano estão alinhadas com o propósito de tornar o município cada vez mais sustentável. A Prefeitura ainda planeja expandir o projeto com a iniciativa Árvore FamiliAr no Meu Bairro, buscando ampliar o envolvimento dos moradores em ações ambientais.
Fonte de referência: Suzano — https://suzano.sp.gov.br/suzano-apresenta-projetos-ambientais-durante-evento-em-sao-paulo/


