Cinco bairros localizados às margens da avenida Francisco Ribeiro Nogueira, em Mogi das Cruzes, receberão neste sábado (31/10) a Operação Cata-Tranqueira e o mutirão de roçada. A ação é promovida pela Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria e tem como objetivo reforçar a zeladoria nas regiões atendidas.
Serão contemplados o Caminho do Mar, o Conjunto Habitacional Braz Cubas, o Conjunto São Sebastião, o Parque Morumbi e a Vila da Prata. Os caminhões começarão a percorrer o trajeto definido a partir das 7 horas.
Os moradores desses bairros devem deixar nas calçadas, em frente às residências, os móveis velhos e outros itens que desejam descartar antes do início dos trabalhos. A orientação é para que o material seja colocado na véspera ou até o começo da manhã de sábado, facilitando a coleta pelas equipes.
A Operação Cata-Tranqueira consiste na recolha semanal de materiais inservíveis em um conjunto pré-determinado de bairros. Trata-se de uma ação permanente, que atende uma mesma localidade três vezes ao ano. Já os mutirões de roçada buscam combater o mato alto em toda a cidade.
Todo o material recolhido recebe a destinação correta, beneficiando o munícipe que eventualmente tenha dificuldade de levar os itens inservíveis até o Ecoponto mais próximo, além de contribuir com a preservação do meio ambiente.
Pneus também são recolhidos pelas equipes, o que auxilia no combate à proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A medida reforça o caráter de saúde pública da operação.
A Secretaria destaca que entulho de construção civil, lixo doméstico, podas de árvores e material de corte de jardinagem não são recolhidos pelas equipes. Por isso, é importante que a população separe apenas os itens permitidos.
A programação da Operação Cata-Tranqueira está disponível para consulta no site da Prefeitura. A Secretaria pede aos munícipes que acompanhem o calendário para evitar o descarte irregular, que causa prejuízos e contribui para a ocorrência de enchentes e alagamentos.
A junção das duas operações tem como propósito reforçar a zeladoria nos bairros da cidade, conforme informou a pasta. A ação deste sábado integra o calendário permanente de serviços urbanos e ambientais do município.
Fonte de referência: mogidascruzes.sp.gov.br — https://mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/bairros-as-margens-da-avenida-francisco-ribeiro-nogueira-receberao-neste-sabado-3110-a-operacao-cata-tranqueira

