O Governo de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (25) um pacote de investimentos de R$ 13,4 bilhões para a Região Metropolitana de São Paulo, durante a 18ª edição da Caravana 3D, realizada em Barueri. O programa, que reúne ações de Desenvolvimento, Dignidade e Diálogo, tem como foco principal obras de saneamento, mas também contempla áreas como saúde, educação, segurança pública e prevenção de desastres.
O principal destaque do pacote é o plano de universalização da Sabesp, que prevê cerca de R$ 13 bilhões em obras entre 2026 e 2029 para ampliar os serviços de água e esgoto nos municípios atendidos pela companhia. A iniciativa deve beneficiar milhões de moradores da Grande São Paulo, com investimentos distribuídos por regiões como Norte, Oeste e Sudoeste.
Na região Norte, serão aplicados R$ 1,8 bilhão em obras que atendem Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã. Já na região Oeste, os investimentos somam R$ 7,9 bilhões, contemplando Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba. Para a região Sudoeste, estão previstos R$ 3,3 bilhões para Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.
Além do saneamento, a Caravana 3D marcou a assinatura de 19 convênios para melhorias urbanas, totalizando R$ 288,8 milhões. Desse montante, R$ 54,5 milhões serão destinados à construção de unidades de saúde, centros de exposição e reformas de escolas em seis municípios. Outros R$ 226,3 milhões serão aplicados em pavimentação, recapeamento, drenagem, pontes e viadutos em 11 cidades da região.
Na área da saúde, foram anunciados R$ 76,5 milhões em ações, incluindo R$ 20 milhões para Osasco e R$ 5 milhões para Vargem Grande Paulista por meio de repasses fundo a fundo. Também foi autorizado um convênio de R$ 43 milhões para custeio do Centro de Imagens e Diagnósticos de Caieiras, além de R$ 8,5 milhões para reforma do Pronto-Socorro e implantação de nova ala de hemodinâmica no Hospital Estadual de Franco da Rocha.
Na educação, estão previstas reformas e ampliações em 47 escolas estaduais de 17 municípios, com investimento de R$ 47,4 milhões. As intervenções abrangem unidades em cidades como Caieiras, Barueri, Osasco e Cotia. Além disso, foi autorizada a implantação de uma Fatec em Barueri, voltada à área da saúde, com previsão de início das atividades no primeiro semestre de 2028.
Na segurança pública, foram entregues nove viaturas para a Polícia Civil (investimento de R$ 1,6 milhão) e 42 fuzis para a Polícia Militar (R$ 500 mil). Também foi inaugurada a nova sede da 3ª Companhia do 33º Batalhão da PM em Cotia, com R$ 3,7 milhões em investimentos.
A Defesa Civil do Estado destinou R$ 4,2 milhões para obras de prevenção de riscos, como contenção de encosta em Itapecerica da Serra (R$ 1,6 milhão), travessia em aduelas em São Lourenço da Serra (R$ 398,8 mil) e estabilização de terreno em Franco da Rocha (R$ 2,2 milhões).
O governador Tarcísio de Freitas destacou a importância da parceria entre Estado e municípios para transformar demandas em entregas. “Tem muita coisa boa acontecendo na Região Metropolitana. Estamos avançando na universalização do saneamento, reforçando a saúde, investindo em prevenção de riscos e ampliando a educação”, afirmou.
Fonte de referência: Agência SP — https://www.agenciasp.sp.gov.br/caravana-3d-governo-de-sp-investe-mais-de-r-13-bi-na-grande-sp-com-foco-em-saneamento-e-infraestrutura/


