UrgentePesquisa aponta empate técnico entre Derrite e Tebet na disputa ao Senado por São Paulo
← Voltar

São Paulo

Pesquisa aponta empate técnico entre Derrite e Tebet na disputa ao Senado por São Paulo

Levantamento Real Time Big Data mostra deputado federal e ex-ministra liderando com 18% e 17%, respectivamente; margem de erro é de dois pontos percentuais.

Foto: Reprodução
Raphael Nogueira Felix
24 de agosto de 202608:38
Atualizado agora há pouco às 11:38

A corrida pelas duas vagas de São Paulo no Senado Federal está acirrada. Pesquisa Real Time Big Data divulgada neste domingo (24/08/2026) aponta empate técnico entre o deputado federal Guilherme Derrite (PP) e a ex-ministra Simone Tebet (PSB), que lideram com 18% e 17% das intenções de voto, respectivamente.

Na sequência, aparecem André do Prado (PL), com 15%, e Marina Silva (Rede), com 14%. Ricardo Salles (Novo) marca 10%, enquanto Soninha Francine (Cidadania) tem 3%. Guto Schiavetto (Missão) e Geraldo Rufino (Podemos) somam 2% cada, e outros candidatos juntos alcançam 2%.

O levantamento ouviu 2 mil eleitores do estado entre os dias 19 e 22 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com índice de confiança de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o número SP-01347/2026.

Como a eleição de 2026 oferece duas vagas ao Senado por São Paulo, cada eleitor poderá escolher até dois candidatos. Por isso, os percentuais apresentados não somam 100%.

No resultado consolidado, que considera os dois votos possíveis, Derrite aparece com 21%, seguido por Tebet, com 19%. Marina Silva tem 16% e André do Prado, 14%. Salles soma 11%.

Quando considerado apenas o primeiro voto, o cenário muda: André do Prado lidera com 17%, seguido por Tebet (15%), Derrite (14%) e Marina Silva (12%). Salles registra 10%, Soninha Francine 4%, Guto Schiavetto 3% e Geraldo Rufino 2%. Outros nomes somam 3%, enquanto 9% optariam por branco ou nulo e 11% não souberam ou não responderam.

A pesquisa foi contratada em um momento em que os candidatos intensificam a campanha eleitoral. Os números indicam uma disputa acirrada, com quatro nomes numericamente próximos no cenário geral.

O levantamento faz parte de uma série de pesquisas que vêm sendo divulgadas sobre a eleição paulista. Outros institutos, como Datafolha, também mostraram cenários de empate técnico entre os principais postulantes ao Senado.

Os eleitores de São Paulo terão a oportunidade de escolher até dois nomes para representá-los no Senado a partir de 2027. A definição das duas vagas deve ocorrer no primeiro turno, marcado para outubro.

Com a proximidade do pleito, os candidatos devem intensificar a presença em debates e eventos públicos para conquistar o eleitorado. A pesquisa Real Time Big Data foi registrada e segue os critérios estabelecidos pela legislação eleitoral.

Fonte de referência: metropoles.com — https://metropoles.com/sao-paulo/senado-derrite-e-tebet-empatam-tecnicamente-diz-real-time-big-data

SenadoSão PauloPesquisaEleições 2026Guilherme DerriteSimone Tebetia-auto